quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dossiê 2º Grau

ENEM, Vestibular, provas, colegas dummies, professoras rabugentas, regras escrotas, uniforme, etc. Durante 3 anos da minha vida eu tive que aguentar isso! Isso mesmo, hoje é o dia de dar uns sacudões na porra do Ensino Médio meu Ensino Médio na verdade. O nome já diz tudo, é totalmente medíocre esse ensino...

- Cuidado Spoilers - Se você esta na 8ª série não passe daqui -

Sem comparações, a faculdade é mil vezes melhor! Não era nada do que meus professores do Ensino Médio diziam: - "Os professores da faculdade nem vão dar aula, eles gravam sua aula numa fita cassete e vocês assitem e se viram. Aproveitem agora a minha aula! Que na Facu vai ser tudo diferente..." ... Realmente a facu ta Ultra-Diferente... Eu não sei se eles falavam isso para a gente ficar com medo e continuar no Ensino Médio, ou se elas compraram o diploma e nunca fizeram uma faculdade antes... Mas, hoje em dia se for pra gravar a aula, eles gravariam em um DVD ou Blu-ray... Quem sabe até fazer umas lâminas no powerpoint e deixar no ambiente virtual... Porém, de uma coisa eu tenho certeza, os tempos de reguada nas mãos e escrever nas pedras com carvão ja foram... estamos no século XXI e vídeo cassete é pra colecionadores...
Eu vou falar por mim (mas garanto que muita gente vai familiarizar com o post), o meu Ensino Médio foi um terror, eu não sinto nem uma molécula de saudades daquele fucking colégio... Infelizmente tenho que passar na frente dele quando vou pra Universidade.
Em primeiro lugar os professores eram todos uns carrascos. Os bons saiam, os ruins ficavam mais ruins ainda e os idiotas ficavam ruins, idiotas e/ou viravam diretores!
Eles faziam questão de te humilhar na frente da turma, usando todas as formas criativas possíveis; queriam mostrar da forma mais bruta que eles mandam no cafofo; queriam cobrar o que eles muitas vezes não tinham dado; queriam mostrar que tinham autoridade sobre você mesmo fora do recinto escolar; na frente dos seus pais eles eram um amor; se achavam no direito de trazer parentes para dentro da sala para assistir a aula (não tenho nada contra trazer uma criança para a sala de aula... às vezes não tem com quem deixar e tal... Mas trazer o marido e a cunhada?); tinham os mais variados tipos de tiques nervosos, desde fechar os olhos pra falar e ter falsetes na voz até gestos com as mãos, dancinhas, bordões (como "né", "pode ser", "positsivo e negatsivo", "ja falo com você", "meu netinho" e "garotinho bonitinho") e finalmente bater palminhas e falar chi chi chi chi; não tinham nenhum conhecimento de informatica, sempre alegando que se o trabalho fosse "abaixado" da internet eles saberiam (sim eles falavam abaixado! E sim eu baixava trabalhos da internet diretasso e eles nem sabiam...). Enfim... Muitas coisas mesmo! Mas se vocês pensam que minhas reclamações terminam por aqui, se enganam... Esse foi só o aquecimento!
Não bastasse as professoras carrascas, ainda tinha que aturar meus coleguinhas... Esses sim tinham de todos os tipos: os chatos; os mais chatos ainda; os puxa-sacos; os whatever; os toscões; os humoristas losers; os sr.s "eu faço minha própria roupa no meu ateliê particular com tesourinha sem ponta"; os nerds; os jogadores de futebol (esses se enquadram nas 6 primeiras categorias); os que fazem um book fotográfico no recinto escolar; os ausentes; os que nunca conversavam com ninguém (apenas riam de uma maneira que não aparecem os dentes e tinham os cadernos completos); os que nunca ouviram falar de "Star Trek" (garanto que até hoje pensam que é alguma marca de cereal matinal); os reclamões; os sem noção; os desenhistas/pixadores os que vem pra aula de skate; os que dormem na aula; os que pintam as unhas na aula; os que jogam carta quando a professora sai da sala; os que descem a cachaça quando a professora sai da sala; os que fofocam quando a profesora sai da sala; os que saem da sala junto com a professora e os que a profesora manda sair da sala; Enfim... as minhas turmas tinham a maior diversidade de criaturas por habitat não-natural possível...
E vocês não fazem idéia de quanto isso me irritava! Tinha um palhaço que sempre vinha pedir quanto eu tirei na prova, para poder comparar com a note dele... Que na maioria das vezes era maior; Tinha sempre uma que pedia cola pra mim (eu nunca fui malvado e sempre passei... mas isso me irritava profundamente); Tinha sempre um que só vinha na sexta, e em trabalhos em grupo acabava sempre no meu; Tinha sempre uma que só me incomodava no orkut e msn pra saber quais seriam as matérias do dia seguinte... Eu posso fazer um post inteiro só dos meus colegas troxas, mas não é meu objetivo hoje! Prosseguindo...
Aquele aparentemente era um colégio estadual normal, numa cidade normal, num bairro normal, num endereço normal, com um nome normal. O que eu não entendia (dentre outras coisas) era pq aquela bosta tinha tantas regras escrotas informais: ter sempre (ao menos) 2 peças de uniforme, nada de provões ou RPs, sair mais cedo às quartas para os professores poderem tomar cafezinho sossegados (essa era uma regra escrota que eu gostava), no 1º dia de aula ser submetido à uma "auto-apresentação dinâmica" para a turma, o boletim final ser entregue apenas no início do ano seguinte, pagar R$ 1,00 por um comprovante de escolaridade (o que é um roubo porque isso tem que ser feito de graça), e R$ 10,00 por um histórico escolar (que não pode ser entregue à você e sim, apenas aos pais), um passeio por ano e para apenas um dos 3 anos do ensino médio, nenhuma das salas ter relógio para a gente não ver as horas passarem, não poder usar o celular (aliás não poder nem olhar para o celular), nunca dar qualitativa 5 (máxima) mesmo que o aluno mereça (o que não é o meu caso), as pofessoras todas terem um hiper carrão e vir com roupas de marca e reclamarem sempre do salário, quando exibir um filme nunca mostrar o final e por último mas não menos importante, ter sempre ao menos 2 trabalhos quilométricos no ano (valendo uma nota furreca). É, só faltava colocar a gente numa fila, por ordem de tamanho, à um braço de distância, para a gente entrar na sala de aula. Parece até Regime Militar!
Pra finalizar eu só queria dizer uma coisa: graças a deus acabou! E frizar que meu filho não irá para essa escola!
Essa história aconteceu comigo... Mas poderia ter contecido com você!

Pense nisso...

Pois bem galera, ta na minha hora e não percam amanhã o review de games enpoeirados do Gus (ator de Gilmore Gus), Segunda uma tirinha do meu amigo Clepton, Terça nossa queridíssima Nati com sua coluna vertebral, Quinta Comentário do Singolai comigo mesmo e... Esse sábado, uma estréiia no Mioojo Cósssmicooo... Comigo também! :D

Aguardem

0 comentários: